quinta-feira, março 29, 2012

Atendimento Uau!

Estou em Uberlândia há dois dias, e como o objetivo era prestigiar o lançamento do evento CRIANÇAS NO ESPAÇO COM MARCOS PONTES, projeto do maridão, João Pedro, através da Ideia Biba de Portugal e Chá - SP; o que mais vi nestes dias foi atendimento no varejo.

O evento está montado no novo Shopping do Grupo Sonae Sierra aqui em Uberlândia, e ontem foi dia de inauguração do empreendimento.

Rodei os Shopping o dia todo, observando e apreciando as equipes enlouquecidas para atender o cliente em seu primeiro dia de "loja"aberta.

Tive muitas boas surpresas e algumas decepcionantes, mas na verdade, esperadas; considerando que em ocasiões de inauguração de shopping, a grande maiorias das lojas correram feito doidas para dar conta do prazo.

E infelizmente, obras e tarefas pesadas de montagem de loja tomam conta do cronograma e o foco no preparo da equipe de atendimento fica em segundo plano.

Mas claro que isso acontece com os novatos, empreendedores de primeira viagem, abrindo seu primeiro negócio no varejo.

No próximo post inumero os erros observados nesta casos, mas agora vou me concentrar nos bons exemplos.

As redes arrazaram no quesito atendimento na inauguração de ontem.

Lojas de departamento, tanto de moda como de eletro eletrônicos, estavam com equipes afiadas e ações próprias para atrair o público característico destas ocasiões. Ações que atraem o fluxo independente de compra, mas dão vida e movimento as lojas.

As redes de farmácias ganharam prêmio de atendimento especializado. Em duas drogarias em que estive para ver produtos de beleza, ambas me recepcionaram com vendedoras especiais, cujo conhecimento amplo de toda linha de produtos ganhou nota 10. Certamente não eram funcionárias novas pra novas lojas. Estas redes devem ter utilizado o recurso de mpréstimo de equipes da rede para abertura da loja, certamente! Funcionários já firmes em seus speechs de venda e experientes no atendimento ao público. Mesmo que esta equipe seja utilizada apenas nos primeiros dias de funcionamento, enquanto a equipe nova está sendo bem treinada em lojas já estabelecidas. Atendimento UAU!

Mas o prêmio máximo ficou pra uma rede de fast food, que por problemas técnicos, inerentes aos dias de inauguração, estavam sem rede para pagamento com cartões. E diante da disponibilidade da cliente ( neste caso era uma colega minha, que me acompanhava no almoço )em pagar em dinheiro, a caixa deparou-se com mais um percalço: não tinha troco para nota de alto valor apresentada pela cliente.

Aí entrou o atendimento Uau! Aquele que realmente surpreende o cliente.

A sábia gerente, que acompanhava toda operação cuidadosamente, não hesitou em oferecer a refeição como cortesia. Interpelando a caixa, que conforme todo bom treinamento, seguiu a orientação no caso de "falta de troco", e chegou a pedir que a cliente aguardasse pra que ela fosse trocar a nota.

Parabéns a gerente antenada no atendimento geral da loja e profissional de varejo que atua com o foco do cliente.

Ganhou torcida a favor!

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