terça-feira, abril 14, 2009

Ser diferente é normal, ou não!


Com todo esforço necessário para mostrar ao mundo que ser diferente é normal, campanhas nacionais procuram a inclusão das pessoas com necessidades especiais. A busca pela aceitação, inclusão e oportunidades.

O preconceito leva a negligência e impossibilita o desenvolvimento natural de habilidades normais ou até mesmo "anormais".

Dar oportunidades a todos, sem distinção, pode revelar grandes surpresas.




Este foi o caso de Susan Boyle, participante de um programa de calouros britânico ( Britan´s Got Talent), que subiu ao palco para cantar "I dreamed a dream", do musical "Os Miseráveis".

Diante da incredubilidade de jurados e platéia, com aparência física não compatível com candidatos a idolo pop ( atributo procurado nestes reality shows ) e atitude simplória e atrapalhada; Susan fez com que todos esperassem nada mais que um vexame, uma situação constrangedora.




Contudo, a senhora de 47 anos, caçula de uma família de nove irmãos, nascida de um parto complicado em que sofreu falta de oxigenação, acarretando-lhe dificuldades de aprendizado, motivo que a tornou alvo de chacotas e brincadeiras maldosas de outras crianças quando frequentava a escola; simplesmente arrebatou a platéia, arrancando lágrimas e aplausos intusiasmados do público presente. Causou comoção geral e foi aclamada pelos jurados.




Solitária e vivendo na companhia de seu gato de estimação de 10 anos de idade, desde a morte de sua mãe, Susan Boyle tornou-se celebridade mundial graças a internet. Logo após sua apresentação no canal inglês, em 11 de abril, seu vídeo caiu na rede e teve mais de 2 milhões de visualizações em menos de 48 horas.Já foi procurada por gravadoras e deverá fazer muito sucesso.




Incentivada por sua mãe, Bridget,que fã do reality show afirmava que a filha poderia ganhar o concurso; Susam só se inscreveu no programa 2 anos após ao falecimento de, até então, sua única fã. Disse Boyle em entrevista ao Daily Mirror: "Eu nunca acreditei que era boa o suficiente. Foi só após a morte de minha mãe que tomei coragem para fazer minha inscrição. Foram tempos difíceis, sofri de depressão e ansiedade. Mas após a escuridão vem a luz. Queria que minha mãe tivesse orgulho de mim, e a única maneira de fazer isso foi correndo o risco de participar do show".

Se ela vai vencer ou não o programa, não importa. Não é a primeira vez que um talento inesperado toma de assalto o referido programa. Paul Potts já o fez. Mas Susan já venceu a barreira do preconceito e mostrou ao mundo seu enorme talento. Aplaudida de pé por todos os presentes em sua igreja quando apareceu neste último domingo de páscoa, Susan provou que apesar de ter necessidades especiais, tem um dom mais que especial.

Veja o video de Paul também e tente conter as lágrimas!

Nenhum comentário: