segunda-feira, novembro 26, 2007

É dada a largada!

Dia 23 de novembro foi Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Dia em que os americanos agradecem todos as conquistas alcançadas durante o ano e oficialmente dão início as compras de Natal. Prova disso é o dia que sucede o Thanks Giving, a famosa Black Friday. Dia em que o varejo americano sai do vermelho e o apelo mais que exagerado ao consumisto é incentivado...

Certamente, várias marcas fizeram seus filmes especiais para este dia. Gostei desta versão meiga da AXE, onde mocinhos agradecem suas experiências agradáveis em boa companhia: An ODE to AXE.







Porém, ontem, 25/11 era o dia do Não Consumo, 'Buy Nothing Day' (Dia Sem Compras).

Assim, mesmo que na mídia, muitos comerciais de incentivo ao consumo tenham sido veiculados, existe uma outra onda de protesto contra o consumismo.

O documentario sobre o consumismo no Natal, o materialismo, o consumo excessivo na sociedade americana e as práticas comerciais das grandes empresas, é produzido por Morgan Spurlock (Super Size Me) e dirigido por Rob VanAlkemade. Estreou nos EUA, em circuito restrito. No roteiro, um ativista contra o consumismo encarna um pastor que prega e canta criticando as grandes corporações e o excesso de compras.

'What Would Jesus Buy?' (O que Jesus compraria?)




Enfim, tanto o filme da AXE projeta uma ligação emocional com o público, como o filme levanta questões importantes do consumo neste período do ano! Momento de refletir a importância e relevância das marcas e o espaço delas na vida do consumidor.

Só sobreviverá quem realmente for relevante!

Nenhum comentário: